Bento Gonçalves

A Serra Gaúcha esta entre as mais belas regiões do país, devido a sua riqueza em belezas naturais, sua cultura e gastronomia e em especial pela hospitalidade de seus habitantes.

Localizado na Serra Gaúcha, está o munícipio de Bento Gonçalves, também conhecido como a capital brasileira do vinho, que convida seus visitantes a passeios românticos em um clima europeu, apreciando um bom vinho junto à lareira e degustando os prazeres da boa culinária, herança dos imigrantes italianos.

* Fotos: www.bentogoncalves.rs.gov.br e www.bentogoncalves.com.br

Vale do Rio das Antas

Com roteiros diversificados, a cidade oferece atrações que vão além do enoturismo, o Vale do Rio das Antas, onde a Villa Tuiuty Pousada está localizada, é um roteiro de extrema beleza, cercado por uma paisagem ímpar e exuberante, é ideal para quem aprecia a natureza. Neste trajeto, o visitante encontra vinícolas, tendas de produtos coloniais e artesanato, cachaçaria e o cartão postal do roteiro, a Ponte Ernesto Dorneles, também conhecida como “Ponte do Rio das Antas” uma das maiores do mundo em arcos paralelos suspensos e o mirante da Ferradura, onde o visitante poderá observar as águas do principal rio que corta a Serra Gaúcha e sua geografia em forma de “ferradura”.

* Fotos: Associação do Rio das Antas

Rota Cantinas Históricas

Os imigrantes provenientes do Vêneto e do Trento, norte da Itália, encontraram as condições ideais para desenvolver a arte do vinho nas encostas de Farias Lemos. Usadas originalmente para guardar os mantimentos, as cantinas são um lugar carregado de saberes e memória que retratam a vida do colono em uma experiência inesquecível.

Ao entrar no clima dos aromas, da paisagem vitícola e dos sons únicos da localidade que preservam sua cultura de modo especial, os visitantes experimentam vinhos típicos, sucos, espumantes e a gastronomia cultural.

* Fotos: www.cantinashistoricas.com.br

Vale dos Vinhedos

Localizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade.

As vinícolas e atrações situadas no vale estão abertas à visitação ao longo de todo o ano.

* Fotos: www.bentogoncalves.rs.gov.br

Caminhos de Pedra

Os Caminhos de Pedra resgatam a herança cultural recebida dos imigrantes italianos, constituindo-se num museu vivo, onde os descendentes desses imigrantes recebem o visitante e lhes mostram a autenticidade e originalidade da sua cultura, gastronomia e arquitetura.

* Fotos: www.bentogoncalves.rs.gov.br

Encantos da Eulália

A Linha Eulália está inserida no interior de Bento Gonçalves, onde os primeiros imigrantes vindos do norte da Itália se instalaram em 1878. Foram conservados até hoje nas famílias da região os usos e costumes que caracterizam o jeito simples de viver típico do interior. A rota Encantos de Eulália oferecebe um passeio de puro charme e encanto em um trajeto surpreendente, composto por belas paisagens e uma variedade de atrativos: degustar um bom vinho, saborear uma comida típica italiana, encantar-se pelo valor às amizades e pela energia da aventura.

* Fotos: www.encantosdeeulalia.com.br